Erros gramaticais comuns: Deixe-os de lado agora!

Bem, eu não sou formada em Português, nem viciada em ler dicionários e gramáticas, mas se tem uma coisa que me irrita muito é erro de português. Estamos tão acostumados a falar informalmente que na verdade, nem nos damos conta do que é certo ou errado. 

É importante falar e escrever corretamente. Provas e vestibulares, por exemplo, estão sempre nos cobrando isso. Então, eu trouxe os erros gramaticais mais comuns, para que você aprenda e ainda compartilhe essas informações... Vamos lá:

1 - Mais ou mas?

Mais: Usado para intensificar ou passar a noção de adição.
> Paula gosta MAIS de maçã do que de banana.


Mas: Utilizada para transmitir ideia de oposição.
> Gostaria de ir ao cinema, MAS estou sem dinheiro.

2 - Agente ou a gente?

Agente: Usa-se ao designar uma profissão ou um sujeito que exerceu uma ação.
> Carla conseguiu um emprego como  AGENTE de saúde.

A gente: Equivale a "nós".
> A gente vai almoçar na casa da minha tia.
Nunca utilize "A GENTE vamos", por favor.

3 - Para mim ou para eu?
Para mim: Deve ser usado quando for  complemento de um verbo transitivo direto.
> Você trouxe um presente PARA MIM?

Para eu: Usado sempre que "eu" for o sujeito da frase e for seguido por um verbo no infinitivo. (Dica: sempre pense que "mim não fazer nada". Entendeu? Nenhum verbo no infinitivo virá depois da palavra "mim")
> Vou comprar um esmalte PARA EU pintar minhas unhas.

4 - Menos ou menas?

Essa é fácil! Não existe "menas" nas gramáticas da Língua Portuguesa. Dessa forma, nunca nunca nunca use a palavra "menas", mesmo se você quiser se referir a um substantivo feminino.

> Gostaria que esse suco tivesse MENOS água.

5 - Obrigado ou obrigada?

Essa regra também é simples. Se você for homem, utilize obrigado. Se você for mulher, utilize obrigada.

6 - Suar ou soar?

Suar: É uma ação do nosso organismo.
> Minha mão está SUANDO.

Soar: Ação provocada pelo sino.
> O sino da igreja SOA todo dia às 09:00.




CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário